Qual a importância das fontes pro meu impresso?

By

Não é segredo que os materiais impressos são um grande aliado na estratégia de comunicação dos profissionais e das empresas. O segredo para conseguir se destacar dos concorrentes está nos pequenos detalhes. No processo de escolha do tipo de letra para utilizar, deve levar em consideração, primeiramente, o material que pretende imprimir e as dimensões do mesmo.

Outro fator importante, e que fará com que se destaque dos seus concorrentes, é saber combinar diferentes tipos de letra num mesmo material. Neste caso, é importante saber a combinação certa entre tipos de letra mais tradicionais e tipos de letra mais sofisticados. Separamos algumas dicas para seu impresso fazer sucesso:

Tamanho de fonte ideal

É fundamental saber qual tamanho a fonte deve ter no seu material. Vale lembrar que a maneira como as pessoas enxergam varia muito. Alguns conseguem ler letras pequenas sem nenhuma dificuldade, enquanto outros precisam de uma fonte um pouco maior. Então, sempre pense em um equilíbrio: a fonte não pode ser muito grande a ponto de comprometer o layout e nem tão pequena que atrapalhe a leitura de algumas pessoas.

Espaçamento ideal

Dar espaço entre as linhas dos textos também ajuda a deixar o seu material impresso mais harmonioso, mais fácil de ler. É o que chamamos de “espaço entre linhas” ou “espaçamento” .

Cores

Cores escuras contrastam com cores claras. Dê preferência para as cores do logo, para manter a identidade. E cuidado para não deixar pouco contraste, pois prejudicará a leitura.

Forma

Você pode se aproveitar das diferenças dos tipos de fontes (serifada, não serifada, caligráficas) para elaborar o contraste do seu material.

Cada fonte deve desempenhar um papel

As fontes escolhidas devem ser diferentes o suficiente para criarem uma clara hierarquia visual, mostrando onde deve-se olhar e o que é mais importante. A combinação de uma sem serifa com uma serifada costuma funcionar bem.

Composição gráfica

Outro fator importantíssimo de se observar durante a escrita é a composição gráfica do texto com os demais elementos. O espaço disponível para acomodar o que será escrito determinará como este texto ficará alinhado.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

dezoito + 14 =

You may also like