Qual a importância de conhecer meu consumidor?

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O objetivo de todo empreendedor deve ser satisfazer a demanda do seu público-alvo, o que significará um impulso nas vendas da organização e a satisfação do consumidor. Para que isso aconteça de maneira adequada, é função do empresário estudar e conhecer os seus potenciais compradores, assim tornando mais fácil a sua tomada de decisões dentro da empresa e o seu relacionamento com os clientes.

O estudo do comportamento dos consumidores fornece a base para que o profissional de marketing atue de modo a satisfazer as necessidades e vontades de seu mercado-alvo. Se você mostra que está interessado nas preferências, vontades, e acima disso nas dores do seu consumidor, ele vai retribuir e se interessar pela sua marca.

O que saber para entender melhor meu consumidor?

Cultura

O primordial e maior quesito de influência no comportamento do consumidor é a cultura em que ele está inserido. Informações que recebemos ao longo da vida, tais como as músicas que ouvimos, filmes que vemos e livros que lemos, além de todos os fatores de convivência social: se a pessoa mora na grande cidade ou no campo, o bairro em que mora, a localidade, entre outros fatores, são elementos de formação cultural.

Necessidades

Compreender as necessidades e desejos de possíveis clientes é ideal para decifrar o comportamento do consumidor, pois é estimulando e suprindo estas aspirações que você aumentará seus lucros.

Idade

À medida que envelhece, o ser humano vai aos poucos mudando sua maneira de pensar e agir, o que inclui os hábitos de compra. Isso deixa claro que a abordagem que vai convencer um jovem não é a mesma para o consumidor mais experiente, e nem os produtos serão os mesmos. Na verdade, a diferença de interesses, exigências e prioridades aumenta junto com a diferença de idade entre as gerações mais novas e as mais antigas. A tente-se a faixa etária de seus consumidores.

Fatores pessoais

São características geralmente ligadas à uma única pessoa, mas que podem, ou não, aparecer no grupo no qual essa pessoa está inserida. Os fatores pessoais podem dizer muito sobre como uma pessoa faz compras, como toma decisões, quais seus hábitos únicos, quais suas opiniões e seus principais interesses. Essas decisões são guiadas pela idade, sexo, histórico de vida, cultura e até mesmo problemas pessoais.

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