Qual a importância de se fazer um bom briefing?

By

É por meio do briefing que a empresa consegue captar exatamente a ideia do projeto desejado pelo cliente, o objetivo, a mensagem a ser transmitida e qual o resultado ele deseja alcançar. Com ele, são captados os dados do cliente, sua história, o ramo de atuação, concorrentes, diferenciais, entre outros. Além de também serem estudados a identidade visual da empresa, o público-alvo, e assim, traçados prazos e metas, e projetados o impacto que se deve gerar no cliente final. Saiba mais sobre o briefing nesse post!

Estratégia

O briefing tem um papel essencial no planejamento de uma estratégia de marketing, seja esse traçado por uma equipe interna, como também por uma agência contratada para essa finalidade.

É ele que vai ajudar esses profissionais a definirem, por exemplo, qual é a persona que será atingida com a estratégia de marketing, quais os objetivos desse planejamento, como a empresa quer se posicionar no mercado e até mesmo quanto eles podem investir em ações para este fim.

Concorrência e referência

Um bom estudo de mercado, verificando a atual situação dos concorrentes é uma boa maneira de se posicionar diante do mercado, verificar o que é feito de bom e de ruim. Também buscar por referências é uma boa dica para direcionar o desenvolvimento do seu trabalho.

Deve ser levado em consideração tudo que o cliente passa, para que o material seja elaborado em sintonia com os anseios do contratante.

Importante para quais são as metas e os objetivos do seu cliente

Durante as reuniões com o seu cliente tente entender claramente o que é que ele espera com o seu serviço. Não se engane que apenas os objetivos serão suficientes. Converse também sobre a forma como o processo acontecerá para alcançar os objetivos e para isso estipule algumas metas para alguns períodos de tempo.

Pode ser feito de várias maneiras

Existem vários modelos de briefing, cada agência ou empresa possui o seu próprio e o que melhor se adapta com as suas necessidades. Existem alguns pontos que são essenciais em um briefing, como o histórico da empresa, objetivos, plano de ação, o público alvo que a organização quer atingir, o problema de marketing que está ocorrendo, características do produto, o perfil do consumidor e limitações, como prazos e custos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

20 − 16 =

You may also like