Qual a importância do acabamento gráfico?

By

O acabamento gráfico é o processo que adiciona “nobreza” ao material impresso. Os recursos de acabamento gráfico podem transformar um simples impresso em um folheto de apresentação muito chamativo. Esse é também um processo que exige total atenção do profissional, já que pode estragar todo o lote de impressão. Saiba tudo sobre acabamento gráfico nesse post, confira!

O que é acabamento gráfico? Acabamento gráfico é a etapa do processo em que o produto, já impresso, é finalizado.

Atente-se aos detalhes

Para que obter o resultado pretendido, é necessário analisar qual é o processo de impressão mais adequado com base na estética, resistência do material, tiragem, entre outros, além de garantir que as principais etapas de produção sejam cumpridas com eficiência.

Cuidado: pequenos defeitos podem estragar tudo!

Com diferentes recursos a seu dispor, o acabamento gráfico é um processo que precisa ser efetuado com cuidado e pelas mãos de um profissional, uma laminação mal feita e o lote todo do material pode acabar inutilizável.

 

Existem vários tipos de acabamento gráfico disponíveis no mercado. Porém, muitas pessoas não conhecem as suas vantagens e desvantagens na hora de escolher aquele que melhor se adéqua às necessidades do material. Os principais tipos de acabamentos gráficos são:

Laminação;

Verniz;

Corte e vinco;

Hot stamping;

Bordas arredondadas;

Relevo;

Refile.

Grande importância e dedicação

O processo de acabamento gráfico é tão importante e específico que existem empresas gráficas especializadas nesse segmento. E muitas gráficas preferem enviar o material impresso para essas indústrias especializadas, já que o maquinário de acabamento gráfico exigiria aumentar fisicamente o parque de impressão.

 

Como é possível criar algo incrível sem conhecer todas os materiais disponíveis?

A resposta é simples: É impossível.

 

Conhecer os acabamentos gráficos disponíveis no mercado faz toda a diferença na hora de planejar um impresso. Seja você a gráfica ou o cliente. Afinal, se a gráfica não sabe o que sugerir e o cliente não sabe o que pode fazer, ninguém sai do lugar.

 

A Forma Certa mostra como enobrecer seu impresso por meio das novas tecnologias de acabamento gráfico, que envolvem: Sistemas automáticos, sistemas de alta precisão, encadernadoras, guilhotinas, grampeadeiras, coladeiras, corte e vinco, acabamento para baixas tiragens e Impressão Digital e empilhadeiras.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

três + 1 =

You may also like