Qual a importância do planejamento em minha empresa?

By

Planejar significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento de uma empresa. Não adianta querer abrir seu próprio negócio se o objetivo não está claro, pois não será possível fazer planos para alcançá-lo, ou se você sabe apenas por onde começar, mas nem imagina os próximos passos da empresa, é um perigo. Afinal, como planejar?

Planejamento estratégico

Esta etapa do planejamento em uma empresa é, normalmente, de responsabilidade dos níveis superiores e diz respeito à formulação de objetivos e a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua realização, considerando as condições externas e internas à empresa, além da evolução esperada, sua sobrevivência a longo prazo, crescimento e eficácia.

Quem deve fazer o planejamento?

Por sua importância e abrangência, o planejamento deve ser desenvolvido pelo conjunto das principais lideranças da empresa, como forma de fortalecimento de ideias e intenções de maneira flexível.

Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.

Missão, visão e valores

A definição de missão, visão e valores (MVV) da empresa deve ser totalmente conhecida, permitindo que o planejamento siga de acordo com tais políticas. Isso é crucial para que o plano tenha alinhamento com o longo prazo, bem como respeite as crenças da organização. Se ainda não possui essa declaração de MVV, faz-se necessário desenvolvê-la.

Um bom administrador

É importante mencionar que o sucesso de uma empresa também depende de um bom administrador. O bom líder sabe ouvir a equipe de trabalho e não impõe sua própria opinião. A equipe que trabalha dessa forma fica mais motivada. Em vez de esperar por mudanças que ampliem as suas expectativas em relação à vida, cada brasileiro pode-se transformar num agente de mudança.

Monitoramento

Além do monitoramento constante durante a execução, o planejamento não acaba quando a meta é alcançada. Ao final do processo, são apontados acertos e erros, e já escolhidos novos objetivos para que tenha início um novo planejamento. É importante ressaltar que cada planejamento é único.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

dezenove − quinze =

You may also like