Qual a melhor hora de investir na minha empresa?

By

Você sabe identificar qual o momento certo para investir no seu negócio? Conhece as etapas do planejamento e o que deve ser observado? O momento ideal para o investimento varia muito de empreendedor para empreendedor e da fase de cada negócio. É importante considerar o nível de segurança no negócio e sua habilidade para tocá-lo, além é claro de suas ambições pessoais. Confira informações importantes em nosso post!

 

Identifique objetivos

A questão mais fundamental a ser levantada é: quais são os benefícios que pretendo com esse investimento? A palavra investimento pressupõe que haverá um retorno, seja na forma de aumento de vendas, redução de custos ou ganho de eficiência operacional.

Dimensione o investimento

A partir da identificação do objetivo, começa-se a levantar todos os custos que serão necessários para atingi-lo. Nesse momento, é importante ficar o mais próximo possível da realidade. Por isso a recomendação é pedir pelo menos 3 orçamentos diferentes, dimensionar o período que o negócio ficará total ou parcialmente fechado durante o investimento, caso isso ocorra, e o tempo que será investido pelo empreendedor e funcionários neste processo.

Crescimento da demanda

Quando você espera vender mais, é natural que tenha que investir em mais máquinas ou na expansão da fábrica para conseguir entregar aos seus clientes. No entanto, algumas dicas aqui são importantes: sempre que possível, o investimento deve ser feito em etapas conforme o aumento da demanda.

 

Racionalidade faz diferença

No momento de investir, o melhor é ter cuidado com a paixão pelo seu negócio. Muitas vezes empreendedores são apaixonados pelo ideal do negócio e, influenciados pelas emoções, acabam projetando suas expectativas ao invés de cenários realistas do crescimento.

 

Sempre que calcular o lucro de um investimento, é importante compará-lo com o rendimento de um investimento de mercado. Se o retorno do investimento em sua empresa for menor do que manter o dinheiro na poupança, talvez seja melhor dar um passo atrás.

 

A equipe está desmotivada?

Neste contexto, provavelmente o mais difícil de definir é a hora certa de investir nas pessoas. O sinal de um elevado nível de stress dos funcionários, por exemplo, pode ser um indicativo importante. Outra sugestão é monitorar os ciclos de mudança da sua indústria ou definir um tempo ideal para investimento em gente, que deve variar entre três e cinco anos.

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

10 − 8 =

You may also like