Qual é a origem do termo caixa alta e caixa baixa?

By

Muitas funções podem ser usadas para dar ênfase a determinadas palavras ou expressões nos textos ou recursos gráficos, como itálico, negrito, sublinhado, mudança de cor e tamanho da letra. No entanto, temos observado que as pessoas têm usado com frequência a letra maiúscula no intuito de atribuir importância a certas palavras, recurso muito usado em nosso no dia a dia. 

Nós apostamos que você não sabe a origem dos termos “caixa alta” e “caixa baixa”! Esses termos nasceram lá no século XIV, remontando à época da primeira prensa tipográfica criada pelo ourives alemão Johannes Gutenberg. É absolutamente normal que esses termos sejam tão corriqueiros atualmente. 

Há quem diga que o termo origina do próprio tamanho da letra: uma maior, isto é,  alta, e outra menor, ou seja, baixa. Naquela época, a escrita era realizada paulatinamente através do processo de “letra por letra”, usando os “tipos” (foi daí que saiu o nome tipografia, que falaremos a seguir). As letras constituídas por chumbo eram prensadas contra o papel para o processo de impressão.

Os tipos eram guardados em caixas separadas. As letras minúsculas, por serem as mais usadas, eram guardadas em um local de fácil acesso, na “caixa baixa” próxima ao tipógrafo. Já as letras maiúsculas, por serem usadas em menor frequência, costumavam ser guardadas na “caixa alta”. 

 

Tipografia

Agora vamos falar um pouco sobre a tipografia. O nome tipografia vem do grego typos = forma  e graphein = escrita. É o mecanismo da escrita realizada através da tecnologia para a reprodução de textos em série, ou seja, o conjunto de caracteres que possuem as mesmas características de desenho independentemente das suas variações (peso, inclinação e corpo).

A origem da tipografia se deu através do artesão Bi Sheng por volta do ano 1040 d.C. Os tipos eram constituídos em argila cozida, madeira e até mesmo bronze. Eles eram dispostos em uma tábua, a huóban (tábua viva). Porém, apesar da grande invenção do artesão chinês que revolucionou o mundo tipográfico, a tipografia realizada através da prensa com tipos em metal foi iniciada por Gutenberg.

Gostou de saber a origem desses termos tão usados nos projetos gráficos? Curioso, não é mesmo?!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

dois × quatro =

You may also like