Qual formato de papel utilizar?

By

Saber especificar que tamanho e formato de papel você quer para um projeto gráfico impresso, pode facilitar muito para que seu pedido para a gráfica fique exatamente da maneira que você imagina.

O conhecimento dos formatos básicos do papel é importante para um melhor planejamento na arte final, trazendo economia na impressão gráfica e consequentemente no custo final do projeto. Além de ser uma ação sustentável, pois diminui a quantidade de aparas.

Com o aperfeiçoamento do uso do papel, métodos de classificar e tipificar o papel foram criados para auxiliar o homem a lidar melhor com este produto.

Esses formatos são padronizados?

Em 1975, a ISO 216 padronizou os formatos do papel em escala internacional (com exceção dos EUA e Canadá). A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), adotou as séries A,B e C, das quais faz parte o formato A4 que conhecemos.

Estes formatos foram criados para facilitar o redimensionamento de documentos, tendo todos a proporção de 1 : √2 em relação ao outro. Um A4 pode ser ampliado para o formato A3, mantendo as mesmas proporções do documento original.

Separamos alguns tipos de papéis mais usados nas gráficas:

A4

Esse é o formato mais utilizado no dia a dia das gráficas e até mesmo dentro de nossa própria casa. As medidas do papel A4 (297x210mm) não são nem muito grandes nem muito pequenas, o que possibilita seu uso de maneira mais cotidiana.

São indicadas para impressões digitais coloridas de miolos de apostilas, livros, catálogos, etc. Já as folhas com gramaturas superiores são indicadas para impressão digital colorida de capas e lâminas divisórias, devido a alta espessura do papel.

A5

O formato de papel A5 tem as medidas 210x148mm, é menor do que seu formato antecessor (A4). Lembrando que conforme o número vai aumentando, menor é o tamanho do papel. Por isso, ele é utilizado para produtos de dimensões menores, como bloco de notas e convites, no caso.

A6

Com as medidas 148x105mm, esse formato de papel é ideal para produtos como o crachá, por exemplo. Por ser pequeno mas, ao mesmo tempo, visível, esse formato possibilita a rápida identificação de informações sem ter a necessidade de ocupar muito espaço. Além disso, vale lembrar que esse formato também é largamente usado para confeccionar bloco de notas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

dezesseis + quinze =

You may also like