Qual melhor acabamento para meu impresso?  

By

Muitas pessoas acreditam que o processo de impressão é apenas uma impressão rápida de materiais gráficos. No entanto, existem diferentes tipos de acabamentos gráficos. Esse tipo de acabamento é o que adiciona nobreza ao material impresso, transformando um simples material impresso em uma apresentação chamativa.

 O uso de materiais gráficos personalizados pode ser considerado uma forma de marketing mais barata para pessoas que desejam apresentar o seu serviço, produto, empresa ou trabalho para outras pessoas.

Quais os acabamentos mais usados, e para que eles servem?

 Laminação

A laminação é uma fina camada plástica fosca que reveste o material impresso (cartão de visita, folder, pasta), conferindo resistência, durabilidade e sofisticação. A vantagem do método é o acabamento de brilho na impressão, realçando as cores. Pode ser feito em ambas as faces.

 Verniz

O verniz tem a mesma função da laminação, sendo usado normalmente ou um ou outro. Sua função básica é proteger o impresso e dar brilho.

Pode ser aplicada tanto separada da impressão quanto em linha na própria máquina offset. É um tipo de acabamento que pode ser usado em produtos de baixa gramatura até nos de alta gramatura.

 Vinco

O Vinco nada mais é do que um acabamento feito no papel para facilitar o manuseio ou até mesmo, a realização das dobras. É muito utilizado em lombadas, panfletos, cardápios, filipetas.

 Encadernação

O processo de encadernação abrange vários métodos. O mais comum, utilizado na produção de livros, é o sistema de colagem a quente, conhecido como “hot melt”. Além do “hot melt”, ainda existe o espiral, comum em cadernos e apostilas, e o grampeamento, presente em revistas e catálogos.

 Relevo

O Relevo é um acabamento bastante usado quando se quer oferecer uma experiência tátil diferenciada. Aquela sensação de que parte do material está saindo da superfície é feito com este acabamento. Podemos ter o alto ou baixo relevo, que basicamente é a direção para onde o papel é pressionado.

 Plastificação: acabamento para sacolas que tem como objetivo garantir maior durabilidade da embalagem e proteção contra umidade. Esse revestimento proporciona brilho e beleza ao produto.

 Hot-Stamping
O Hot-Stamping é um sistema de impressão que utiliza o calor para transferir a gravura para fita, que pode ser holográfica, metalizada ou colorida, possa aderir ao papel.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

doze − 7 =

You may also like