Qual o ciclo de vida de um produto?

By

O estudo do ciclo de vida de um produto indica o desempenho de vendas de um produto ou serviço com o passar do tempo. Teoricamente não se incluem neste estudo modelos ou variações de produtos, mas sim, segmentos.

 

O ciclo de vida de um produto pode ser entendido como a história completa do produto através de suas fases de vendas: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. É o conceito de obsolescência planejada, ou seja, os produtos já nascem com data prevista para serem retirados do mercado. Saiba mais em nossa matéria!

 

Desenvolvimento

Momento no qual a empresa cria e desenvolve um novo produto ou serviço. Nesta etapa, as vendas são inexistentes e os custos de investimento são muito elevados. É uma fase de incertezas sobre o mercado. É fundamental testar muito as funcionalidades do produto/serviço e validar a ideia.

 

Introdução

Etapa em que o produto é lançado no mercado. Geralmente, é um período lento de crescimento das vendas e, consequentemente, de pouco retorno financeiro. O público alvo ainda não sabe da existência do produto. Quase não há margem para a empresa, devido aos altos custos para introduzir o produto. É comum que nesta fase haja prejuízo financeiro.

 

Crescimento

O produto começa a firmar-se no mercado ou período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes.

 

Maturidade

Período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas.

 

Declínio

Fase na qual as vendas e lucros começam a cair e o produto começa a se tornar ultrapassado ou novas tecnologias vão surgindo e o mesmo começa a entrar em desuso.

 

Mas nem tudo é uma regra

Não há uma precisão de quando ou em qual “idade” o produto ou marca entrará em cada ciclo. Também existe a possibilidade que alguns produtos, dependendo das estratégias de gerenciamento, pulem alguma etapa.

 

Qual a importância de entender o ciclo de vida do produto?

Ao conhecer e entender o ciclo de vida do produto, a empresa é capaz de otimizar suas ações, para garantir melhores resultados de vendas ao longo do tempo e, consequentemente, se manter mais competitiva.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

vinte − 3 =

You may also like