Pantone, CMYK e RGB – os diferentes sistemas de cores

By

O trabalho com a impressão, além de precisar de uma alta qualidade, precisa também de uma ótima paleta de cores. Dependendo do trabalho que irá imprimir, a cor será o fator principal para chamar a atenção dos clientes. Antes de finalizar os materiais impressos, a harmonia em sua composição é muito necessária, assim como saber lidar com a combinação de cores e sistemas. 

Aqui nós explicaremos sobre os sistemas de cores Pantone, RGB e CMYK. 

Pantone 

A Pantone é uma empresa que desenvolve sistemas de cores próprios, totalmente codificados. Além disso eles oferecem consultorias de cores e criam tendências, por exemplo, “a cor do ano”, que é o resultado de muita pesquisa feita pela empresa para definir qual será a cor predominante do ano, tanto para impressos como para a moda. 

O PMS (Pantone Matching System) disponibiliza 500 cores no catálogo, e para utilizar de suas cores é necessário a compra e autorização da empresa. O sistema Pantone é mais usado para gerar cores e criar diferentes tons e efeitos, inclusive várias tonalidades do CMYK que falaremos a seguir. 

CMYK 

O sistema CMYK é muito utilizado no mundo gráfico. Sua sigla significa a combinação de 4 cores que causam a harmonia ideal para impressos que são: Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e Black (Preto). 

O preto é a cor fundamental do sistema CMYK, e a partir desse tom é possível definir os detalhes de uma imagem impressa. O K na sigla é o que representa a cor preta, sendo ela a base para as demais cores, o que a torna então a key (chave) do sistema. 

O CMYK pode reproduzir todas as principais gama de cores existentes, com o objetivo de ocultar algumas quando o fundo do impresso é a cor branca e para diminuir a luminosidade e ressaltar a combinação das quatro cores principais. 

RGB 

Esse sistema é representado pelas cores red (vermelho), green (verde) e blue (azul), muito utilizado em objetos que emitem luz, por exemplo, os monitores de computador, televisão, câmeras digitais, scanner, entre outros. Enquanto o CMYK é totalmente ideal para o impresso, o RGB é ideal para materiais digitais.

 

 

Agora que você já conheceu um pouco sobre os sistemas de cores, que tal deixar suas peças de marketing impressas ainda mais coloridas e harmoniosas?

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

7 − 6 =

You may also like