Suicídio empresarial: Como prevenir

By

Hoje 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e em pleno século 21, o suicídio e a saúde mental continuam sendo um tabu social, mesmo que a única forma de prevenção seja a conversa, a desmistificação das doenças psíquicas. Pelo mundo, anualmente são registrados em torno de 800.000 vítimas de suicídio, tornando-se a principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos no mundo todo.  

Apesar do movimento nas redes sociais e número de plataformas digitais para abrir as portas e estabelecer um diálogo mais aberto sobre este tema, a realidade é que são raras as vezes que se fala sobre o suicídio no ambiente de trabalho. Por exemplo, entre 2003 e 2010 nos Estados Unidos um total de 1.719 pessoas se suicidaram no trabalho. Está inquietante e sensível situação motivou diversas instituições a estudar sobre o assunto, planejar e motivar seus funcionários a participarem de atividades de prevenção, que requerem a coordenação, trabalho em equipe com outros setores da empresa. Conseguindo, assim, oferecer uma ferramenta de apoio para o colaborador, através de respostas preventivas, tanto para uma pessoa que esteja sofrendo em silêncio, como também para aqueles colegas de trabalho próximos à pessoa em risco. Algumas empresas como a Atento Brasil ltda – Central de Atendimento – oferece atendimento psicológico de graça e promove ações motivacionais e de conscientização aos funcionários. 

Temos que desmistificar esse assunto, em todos os ambientes, para que esse número abaixe, para que o estresse, a depressão ou outros distúrbios psicológicos não venha a evoluir para um quadro suicida, vamos ajudar a conscientização sobre o assunto, não somente hoje, mas todos os dias do ano. Lembre-se a vida vale a pena. 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

20 + cinco =

You may also like