O que torna uma gráfica sustentável?

By

Não é de hoje que a preocupação com o planeta, de forma geral, faz parte do dia-a-dia de pessoas e empresas. O movimento de sustentabilidade começou principalmente pelo impacto ambiental que nós causamos ao meio ambiente.

Na prática, a sustentabilidade está definida como a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos a esse ambiente. Mas apesar da sustentabilidade estar associada diretamente ao meio ambiente e a tudo o que envolve este, não está limitada somente a esta área. A sustentabilidade também está relacionada a outros setores da sociedade como a economia, a educação e a cultura.

A sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento de vários setores da sociedade, sem que estes agridam o meio ambiente. É através da sustentabilidade que os recursos naturais são utilizados de forma inteligente e são preservados para as gerações futuras. Sustentabilidade é saber suprir as necessidades presentes sem interferir nas gerações futuras.

Já no caso das gráficas, elas acabam se tornando alvo de críticas por causa do uso de papel e tintas. Mas como elas podem reverter isso?

Controle químico: no caso das tintas, é sempre bom que elas sejam adequadas para impressão de modo que, caso o impresso seja descartado na natureza, as tintas não causem contaminação, como acontecia com as tintas com chumbo. As novas tintas também usam um número muito menor de água em suas composições, poupando os recursos naturais.

Reciclagem: Essa é uma ação que na verdade todos nós temos que tomar, mas no caso das gráficas, serve para evitar o uso desnecessário de recursos e para descartar os diversos tipos de rejeitos gerados em local correto.

Papel de madeira certificada: essa é a melhor opção para uma gráfica, pois ela recebe um selo comprovando a origem da madeira e assim consegue mostrar que se preocupa com o meio-ambiente.

Um conceito correto e amplo de sustentabilidade está associado a soluções, caminhos e planos que busquem resgatar adoções de práticas sustentáveis na vida de cada pessoa e atinjam uma melhora comum a todos. A adoção de práticas sustentáveis resulta a médio e longo prazo numa nova perspectiva de vida para nossos sucessores e lhes garantirão a manutenção dos recursos naturais necessários para uma melhor qualidade de vida.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

catorze + 1 =

You may also like