Viúvas e órfãs: O que são esses termos nos projetos gráficos?

By

Durante a diagramação de um jornal, página de revista ou outro projeto gráfico, é importante se atentar e evitar alguns aspectos que podem desvalorizar a sua diagramação. Quando trabalhamos com textos e outros recursos visuais, se abre uma porta para um mundo de criatividade onde o céu é o limite, mas somente quem já trabalhou um tempo com editores de texto e diagramação já deve ter ouvido o termo viúvas e órfãs. 

Contudo, algumas regras precisam ser respeitadas para que o seu projeto revele a sua dedicação e profissionalismo com o trabalho. Na diagramação do texto, os dois termos devem ser evitados. 

Viúvas 

A viúva é a última frase de um parágrafo, que acaba no meio da coluna da sua diagramação, ela pode dar a entender que você não domina o programa, ou falta de cuidado na hora de alinhar o texto com os recursos gráficos, além de dar uma quebra no projeto. Então ao evitar as viúvas seu projeto ficará mais alinhado, com uma composição equilibrada e irá influenciar na leitura de um texto. 

Órfãs

As linhas órfãs são as primeiras linhas de um parágrafo deixadas soltas no final da página anterior, também mostrará  um descuido ai diagramar seu projeto e causará uma quebra no texto, cansado o vista do leitor.

Evitando esses erros gráficos seu projeto passará mais credibilidade, prenderá e não vai cansar o leitor da sua matéria. Portanto, fica a dica!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

quinze − 14 =

You may also like