Você conhece a teoria de Gestalt?

By

A Teoria da Gestalt, em suas análises estruturais, encontrou determinadas leis que regem a percepção humana das formas, facilitando a compreensão das imagens e ideias.

De acordo com a Gestalt, a arte se funda no princípio da forma. Ou seja, na formação de imagens, os fatores de equilíbrio, clareza e harmonia visual constituem para o ser humano uma necessidade e, por isso, são considerados indispensáveis. Separamos algumas leis da Gestalt:

Proximidade

Os elementos são agrupados de acordo com a distância a que se encontram uns dos outros. Logicamente, elementos que estão mais perto de outros numa região tendem a ser percebidos como um grupo, mais do que se estiverem distante de seus similares.

Semelhança

A lei da similaridade sugere que elementos similares tendem a aparecer agrupados. O agrupamento pode ocorrer inclusive em ambos os estímulos visuais e auditivos. Itens similares tendem a ser agrupados juntos. Na imagem abaixo, o “triângulo laranja” na verdade não existe.

Fechamento

É a “pegadinha visual” mais legal de ser utilizada no design. O Fechamento é a Lei da Gestalt que faz com que nosso cérebro produza contornos e/ou faça fechamentos que não existem. O que pode ser chamado de “Fechamento Sensorial da forma”.

Unidade

A unidade é todo elemento possível de ser compreendido como um só e segregado daquilo que o cerca, mesmo que ele seja composto de várias outras partes. Na imagem ilustrativa de uma partida de futebol, por exemplo, a bola é uma unidade, uma vez que se encerra em si mesma e se separa dos elementos que a cercam, como os jogadores, o campo, a torcida e etc.

Continuidade

A continuidade é a tendência dos elementos se acompanharem uns ao outros, de maneira que permitam a continuidade de um movimento para uma direção já estabelecida.

Pregnância de forma

Essa lei nada mais é do que o princípio básico da percepção visual da Gestalt: sempre enxergamos a composição visual geral como um todo antes de nos aprofundarmos nos seus elementos mais complexos.

Assim, existem composições que seu cérebro consegue ler rapidamente e com clareza, pois são homogêneas e harmônicas. Os objetos que possuem essas características são classificados como de alta pregnância.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

um × 3 =

You may also like