Você sabe a diferença de RGB e CMYK?

By

Nas artes gráficas, a cor é um dos elementos mais importantes para provocar emoções. É mais do que a estética de uma revista: é também uma forma de expressão. A maneira como as pessoas reagem às cores é conhecimento essencial para o produtor gráfico. Por propiciarem contrastes, as cores têm o potencial de transmitir muito mais que sensações, elas são capazes de codificar informações.

Os padrões CMYK e RGB são padrões de cor utilizados em design de projetos, na criação de materiais gráficos, web design, material destinado a publicidade impressa, e uma infinidade de outras situações.

O que é RGB?

RGB é a sigla para Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Esse padrão de cores é chamado de síntese aditiva, ou seja, quando misturados, a composição cromática resulta em branco (luz). As cores RGB são utilizadas em monitores, projetores, TVs, câmeras digitais, etc. E é comum ser utilizado na impressão de arquivos simples, como um trabalho acadêmico por exemplo.

O que é CMYK?

CMYK é a sigla para Cyan (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Este padrão é chamado de síntese subtrativa. A mistura de azul, magenta e amarelo pode resultar em preto ou em uma variedade de tons coloridos, por isso, este modo é escolhido para impressão de materiais gráficos e impressões digitais.

A cor exibida no monitor pode não ser a mesma depois de impressa por diversos fatores: calibragem do monitor, luz do ambiente, qualidade da tinta, tipo de mídia usado (adesivo, lona, PVC) entre outros. O monitor sempre emitirá cores RGB. Portanto, todas as cores vistas serão formadas a partir do vermelho, verde e azul. Para imprimir seu projeto, o padrão de cor utilizado é o CMYK, ou seja:  a cor que antes era criada a partir do vermelho, verde e azul, será reproduzida a partir do ciano, magenta, amarelo e preto que com certeza terá variação na impressão.

Antes de começar um projeto é importante saber qual é o seu objetivo: mídias digitais ou impressão gráfica? Desta forma, você evita erros no fechamento do arquivo e alterações de cores indesejadas nos trabalhos impressos.

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

11 − cinco =

You may also like