Você sabe como montar seu portfólio?

By

O portfólio é uma das ferramentas de maior importância para os estudantes e profissionais de design ou de outras diversas áreas criativas, porque se trata do meio de divulgação do profissional para conquistar uma vaga na área de trabalho.

É através do portfólio que você mostra sua capacidade criativa e produtiva, sua visão, seus conhecimentos, sejam eles em softwares ou técnicas de produção. Independente da sua profissão não importa, mostre quem você é, e seja feliz em tudo o que fizer.

O que é portfólio afinal?

Portfólio nada mais é do que uma compilação dos seus melhores trabalhos para mostrar para o mundo, incluindo um futuro possível contratante do quão bom são seus trabalhos e sua criatividade.

Como fazer um portfólio de qualidade? Separamos algumas dicas especiais:

Qualidade x quantidade

Na hora de escolher os projetos que irão para o portfólio, muitos profissionais têm dúvidas sobre quais devem entrar e quais devem ficar de fora. Talvez seja melhor você escolher apenas os melhores, mesmo que não sejam muitos.

Especifique sua participação

Muitos dos projetos que você colocará em seu portfólio serão frutos de parcerias ou até mesmo trabalhos como funcionário em uma empresa. Logo, dificilmente você participa de todas as etapas do desenvolvimento. Então quando for apresentar o trabalho no portfólio, especifique aquilo que você fez.

Seja claro

É importante colocar trabalhos que você goste e com que queira trabalhar, não coloque imagens de um projeto feito por você, caso não queira mais trabalhar criando esse tipo de produto. Tenha em mente que tipo de área quer focar e assim não deixará o empregador confuso.

Seja objetivo

Respeite o tempo do contratante e disponha as informações do seu portfólio de forma objetiva e concisa. Isso mostra que você é uma pessoa prática, que não perde tempo em pontos desnecessários e, então, será assim também no emprego.

Faça uma boa apresentação

Não descuide da aparência do seu portfólio. Um documento bem escrito, bem organizado e com bons trabalhos é a chave do sucesso. Facilite a leitura utilizando uma fonte adequada, bons espaçamentos, alinhamento, contraste e espaço no portfólio.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

seis + 6 =

You may also like