Você sabe o que é design colaborativo?

By

Vivemos em uma época em que é preciso que inovemos cada vez mais rápido. Dessa maneira, existe a necessidade de ampliar a quantidade de formas de interação para a concepção de novos produtos e serviços, pois, não há como apenas nós, designers, suprirmos tal demanda. Afinal, o que é design colaborativo? Saiba tudo em nosso post!

 

Definição

O design colaborativo trata-se de desenvolver processos e práticas que envolvam várias equipes, sejam elas da mesma empresa ou não. Todos trabalham juntos para atingir o mesmo propósito, mas mantendo a própria voz no processo. O foco aqui é agregar mais valor de formas diferentes, não apenas cumprir as exigências de uma ou duas pessoas.

 

Quais os principais benefícios dessa nova forma de trabalhar?

Evite meros observadores

Uma equipe passiva é o oposto do que você precisa! Se é difícil lidar com um grupo que não segue todas as suas exigências sem pensar, é melhor repensar sua forma de atuação. Uma equipe ativa, além de mais produtiva, é capaz de agregar mais valor a seus projetos.

 

Processos que beneficiam a todos

Um erro comum ao administrar processos e design é pensar apenas em um dos lados envolvidos. Gerentes, designers, entre outros profissionais, são mais concentrados em determinados aspectos do projeto. O segredo para uma atuação colaborativa é encontrar uma forma de atuação que beneficie todos ao mesmo tempo.

 

Dê feedback

Muitos insights podem surgir a partir de uma opinião casual ou apenas de um olhar diferente sobre o briefing. Você mesmo já deve ter tido várias novas ideias depois de ver algo completamente sem relação com sua área, como alguma fórmula de matemática avançada ou física quântica.

 

As pessoas trabalham melhor juntas

Podemos até dizer que conseguimos criar um produto ou serviço sozinho, não duvido que existam pessoas que consigam imergir profundamente em um determinado “problema” para gerar uma solução viável, mas a questão é que ao trabalharmos em colaboração com pessoas de diversas áreas e com expertises diferentes, teremos mais perspectivas a serem exploradas e em um período de tempo bem menor do que se buscarmos fazer sozinhos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

sete + catorze =

You may also like