Você sabe o que é design organizacional?

By

Quando o assunto é gestão organizacional, é comum que as empresas utilizem diferentes e variadas metodologias em busca de maior eficiência no processo de fluxo de informações e gestão. Uma dessas ferramentas é o chamado design organizacional, que consiste em desenhar uma estrutura organizacional de acordo com as adaptações necessárias para obter melhores resultados e solucionar os problemas de gestão. Afinal, você sabe o que é design organizacional?

Design Organizacional: o que é?

As empresas possuem uma estrutura específica, que pode ser mais ou menos hierárquica, dependendo do modelo de negócio adotado. No entanto, a finalidade dessa organização é garantir que os objetivos do empreendimento sejam alcançados.

 

Esse resultado nem sempre é atingido. Nesse momento surge o conceito de design organizacional, cuja definição é o processo de revisitar as estruturas atuais e redesenhá-las para adaptação à agilidade de mudanças e alinhamento aos caminhos estratégicos das organizações.

Vantagens de uma estrutura baseada em grupos

As estruturas baseadas em grupos consistem em equipes formadas por funcionários com diferentes funções para atingir um objetivo geral. Esses times “cross-funcionais” são compostos por membros de diferentes departamentos que trabalham juntos, de acordo com uma necessidade para resolver problemas ou explorar oportunidades.

 

Considerada um novo tipo de organização menos hierárquica e mais fluida do que as estruturas tradicionais funcionais, a ideia desse tipo de estrutura é criar diferentes equipes com uma variedade de expertise que podem continuar ao longo do tempo ou acabar ao fim de cada projeto.

 

Existe uma única forma de fazer o design organizacional?

Uma questão relevante e que precisa ser destacada é que o design organizacional não possui um modelo ideal, uma fórmula mágica que pode ser aplicada a todas as empresas. O ideal é se basear em análises aprofundadas e discussões para concluir qual tática vai funcionar melhor para o seu negócio.

 

Principal benefício: Alinha o modelo de negócio ao seu objetivo

Essa é uma das principais vantagens, porque assim se consegue reavaliar os processos e implementar um modelo que facilite o alcance dos objetivos. Isso ocorre devido a uma mudança cultural, que traz agilidade para a tomada de decisão.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

19 − nove =

You may also like