Você sabe o que é endomarketing?

By

Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno. O termo Endo é oriundo do grego Endus e significa para dentro, logo seu conceito é definido como: o estudo das necessidades e desejos dos consumidores. Saiba mais sobre esse tipo de marketing e os benefícios nesse post!

 

Qual a relação entre RH e marketing?

Apesar do nome, endomarketing não se resume apenas a ações de marketing. Trata-se de uma junção de ações entre RH e o setor de marketing da empresa. O RH precisa se atentar as necessidades dos seus colaboradores, transformando problemas em possibilidades de melhora e trabalhando para garantir o melhor ambiente de trabalho para eles.

 

Ajuda na motivação dos funcionários

Trabalhar em um ambiente inspirador, que demonstra preocupação com seus colaboradores, é o desejo de praticamente todo mundo. Saber que a empresa tem atenção com você faz com que você tenha atenção com a empresa.

 

As ações de endomarketing representam exatamente esse cuidado com os colaboradores. Certamente, o reconhecimento fará com que os funcionários trabalhem mais motivados.

 

Produtividade

Motivação também aumenta a produtividade. Quando você está satisfeito com o seu trabalho, é mais fácil ser proativo, buscar entregar algo com a melhor qualidade e correr atrás de bons resultados.

 

As ações de endomarketing também auxiliam os colaboradores a conhecer as motivações da empresa, seus objetivos e metas, sua missão e seus valores. Com isso, é mais fácil fazer com que os colaboradores caminhem na mesma direção, tornando-se assim mais produtivos.

 

Ajuda na retenção de talentos

Outro resultado positivo de uma estratégia de endomarketing bem feita diz respeito à retenção de talentos.

 

Hoje, a rotatividade é um dos maiores desafios das empresas, já que os colaboradores estão sempre em busca de crescimento e condições melhores de trabalho. O problema é que essa saída constante de funcionários atrapalha a realização de projetos em longo prazo e aumenta os custos com processos seletivos.

Alinha objetivos

O endomarketing também ajuda a empresa a alinhar os objetivos organizacionais com os das pessoas envolvidas. Por meio da comunicação interna, por exemplo, é possível reforçar alguns conceitos e pontos de atenção como com o uso de jogos de perguntas e respostas e de competições em geral.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

oito − 5 =

You may also like