Você sabe o que é letterpress?

By

O letterpress ou impressão tipográfica, e uma técnica de impressão em relevo muito antiga, onde o conteúdo a ser impresso e formado por tipos moveis. Entendemos tipos moveis como pecas soltas que podem ser letras, gráficos, estampas, textos, etc.

 

Como funciona o letterpress?

O letterpress ou impressão tipográfica, é uma técnica de impressão em relevo muito antiga, onde o conteúdo a ser impresso é formado por “tipos móveis”. Entenda “tipos móveis” como peças soltas que podem ser letras, gráficos, textos, etc. Eles ficam dispostos numa superfície elevada, que pode ser madeira ou metal, e essa superfície recebe a tinta para então ser prensada num papel. Cada impressão é única, já que as camadas de cores podem sofrer pequenas diferenças durante o processo.

 

Como esse tipo de impressão é feito?

A impressão em letterpress é feita de maneira especial e bem diferente das outras. Para que possa ser realizada, é preciso utilizar “tipos móveis”, que são peças soltas que podem variar entre diversos estilos de fontes tipográficas.

 

Diferente dos tipos existentes de impressão

Diferentemente da impressão clássica, as letras tomam diferentes dimensões de profundidade no papel. Todos os caracteres são cobertos por uma fina camada de tinta em sua superfície, inicialmente de ferro, hoje, zinco ou polímero e depois pressionados no papel, este por sua vez, geralmente macio o suficiente para enaltecer a pressão dos tipos. Temos assim características físicas. Letras são matérias e não pixels.

Diferenciais

Toque

Tocar uma impressão em letterpress é completamente diferente de fazer isso outras peças. É uma experiência que só essa técnica consegue oferecer, sendo possível “sentir” a impressão.

 

Relevos

É o maior diferencial dessa técnica. É possível notar, nos mínimos detalhes, as diferenças de relevo apresentadas no papel.

Letterpress atualmente

O letterpress é uma técnica muito interessante, porém, um pouco esquecida nos tempos de hoje, o que é uma pena, pois ela confere um aspecto muito bonito às impressões que, se aplicada no lugar certo, pode ser um diferencial a favor do seu cliente. Você já conhecia esse método de impressão, que mesmo não sendo muito utilizado é conhecido por ser diferente? Conta pra nós!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

20 + catorze =

You may also like