Você sabe o que é marketing de relacionamento?

By

Você já teve alguma experiência muito positiva com alguma marca? Tão positiva a ponto de que você não apenas se tornou cliente fiel do produto, mas também adquiriu outras soluções da mesma empresa e passou a ser um verdadeiro disseminador dela? Isso é o que chamamos de marketing de relacionamento. Saiba mais sobre esse importante nicho de marketing!

 

Afinal, o que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento nada mais é que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes. A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes.

 

O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.

 

Como aplicar esse tipo de marketing em minha empresa?

Há inúmeras formas de fazer isso e, felizmente, a internet deixou as coisas mais fáceis para as empresas, pois permite que elas se aproximem ainda mais da audiência.

 

Apenas para dar um exemplo, você pode contar com metodologias do Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo para isso. Em se tratando de ferramentas, pode utilizar blog, mídias sociais e Email Marketing, além de ações offline, como o envio de brindes, por exemplo.

 

O Marketing de Relacionamento nas Redes Sociais: um novo sucesso

Através das Redes Sociais, as empresas conseguem a façanha de projetar a sua mensagem para um universo com um alcance cada vez maior. Essa facilidade trouxe luz para a necessidade de uma atenção com a imagem positivo nos meios digitais. Afinal, falamos de uma esfera de imediatismo, de ações instantâneas com potenciais positivos, se bem administrados; e destrutivos, em casos de descontrole com esses canais.

 

É preciso um esforço em gerar conteúdo qualificado para que os clientes criem uma proximidade com a sua empresa. Esse conteúdo será o elo que vai conferir relevância para o seu negócio (o contrário também pode acontecer, em caso de uma produção de conteúdo sem planejamento ou foco nas Personas corretas).

 

Implantar marketing de relacionamento é difícil?

O marketing de relacionamento passa muito mais por uma mudança cultural do que por um investimento surreal. O primeiro passo é fazer com que todos os colaboradores da empresa entendam que a experiência do cliente envolve todo e qualquer contato que ele tenha com a sua marca.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

5 × 3 =

You may also like