Você sabe o que é marketing direto?

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O marketing direto é aquele que foca seus esforços no público que de fato tem interesse em determinado produto ou serviço, sem intermediários. Ele reforça o relacionamento com os clientes e é utilizado dentre outras coisas para fazer com que este seja duradouro.

 

O marketing direto vem se tornando uma das principais maneiras de se chegar ao consumidor, pois embora não seja necessariamente barato ele assegura que o dinheiro não seja gasto com quem não tem interesse por determinado produto ou serviço.

 

Afinal, quais exemplos de marketing direto convivemos diariamente?

 

Catálogos de produtos

Que dizer das marcas de cosméticos, por exemplo, que têm em seus catálogos de produtos um método de venda direta e bem-sucedida já por décadas?

 

Todo mundo já conhece como funciona: a vendedora deixa o catálogo com as clientes, que marcam o que desejam comprar e esperam chegar o pedido. É um modo de marketing direto e muito rentável, dado o número de marcas menores que decidiram adotar o mesmo estilo de venda.

 

Mala-Direta

As empresas enviam catálogos com os produtos comercializados, folhetos, ofertas ou outros tipos de correspondência para as pessoas que já são clientes. Há casos em que se criam listas segmentadas de clientes em potencial para que esses itens também sejam enviados para eles.

 

A mala-direta pode ser tanto impressa quanto digital. É preciso ficar atento, pois os e-mails ou correspondências recebidas podem ser vistas pelo consumidor como spam e sem importância.

 

Redes de fast food

Algumas das maiores redes de fast food do mundo, como McDonald’s, Bob’s e Burger King, são mestres no marketing direto, e usam diferentes versões do mesmo recurso: cupons de desconto.

 

Cada uma com uma abordagem diferente: enquanto o Bob’s exige que os fãs se cadastrem no site para pegar cupons, o Mc dá opção de baixá-los por código QR ou em pdf.

 

Já o BK dá cartelas de cupons a cada cliente que compra em suas redes, e as vezes usa o método “Tire um print e receba o desconto”. O fato é: a tática é super simples, barata e eficiente.

 

Vantagens do Marketing Direto

 

– As mensagens podem ser mais estritamente dirigidas, relativamente longas e detalhadas.

 

– Não há anúncio concorrente no veículo e o desempenho pode ser medido com relativa facilidade, é muito difícil para os concorrentes monitorarem os resultados.

 

– Permite oportunidades de formato quase ilimitadas – tamanho, aparência, cores, papel, uso de truques, tamanho de texto, pacotes tridimensionais, efeitos especiais

 

– Possui seletividade de audiência, é personalizado, utiliza avanços tecnológicos , tira vantagens do gerenciamento de banco de dados.

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