Você sabe o que é marketing sensorial?

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Uma marca ou um ambiente são automaticamente associados aos estímulos que provocam através de seu logotipo, cores, imagens, ícones, personagens e demais elementos, comunicando seus valores por meio destes símbolos. No varejo e na apresentação de produtos, ocorre o mesmo. Conheça um pouco mais do marketing sensorial em nosso post. Confira!

 

Por que o marketing sensorial mudou tanto a maneira de vender?

A exploração dos 5 sentidos nas estratégias de marketing está alinhada a uma forte tendência de valorização de pequenos momentos. O comportamento do consumidor está cada vez mais voltado às interações momentâneas e à sua ligação pessoal com as marcas.

 

É claro que, já cansamos de ouvir aquele velho ditado de que “a primeira impressão é a que fica”. Mas, o fato é que ele se faz cada vez mais real diante do turbilhão de acessos à comunicação e informação por parte do consumidor.

 

Percepção aliada a benefícios

Implementar o Marketing Sensorial dentro do ponto de venda aumenta significativamente os lucros, pois age diretamente na emoção do cliente, além de provocar resultados expressivos na percepção do consumidor quanto a identidade de marca e posicionamento de mercado.

 

Como aplicar as técnicas de marketing sensorial?

Caso atue com alimentos, por exemplo, uma loja que tenha alimentos coloridos e bonitos e um cheiro de comida fresca no ar, como na saída do forno, estimula a vontade de comer e eventualmente as pessoas tendem a consumir mais do que realmente desejariam.

 

Uma simples reforma nos estofados e a adição de um carpete confortável em um provador de roupa pode trazer uma sensação de conforto que fará seu cliente se sentir mais propenso a passar mais tempo dentro de sua loja, por exemplo.

 

Qual é o sentido mais usado nas estratégias de marketing?

O sentido mais comumente explorado nos pontos de venda é o da visão, através da construção de vitrines bem organizadas ou apelativas, mas o marketing sensorial vai além dessa sedução inicial.

Objetivos

O objetivo final dessa técnica é trazer a pessoa para dentro da loja, fazer com que ela permaneça o maior tempo possível, influenciar na decisão de compra e construir uma relação que a leve a querer retornar. Para alcançar esse objetivo, você vai precisar transformar sua loja física de um espaço meramente voltado para vendas para um espaço de bem-estar para o seu cliente.

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