Você sabe o que é overprint?

By

Quando se prepara um arquivo para impressão, você deve considerar as pequenas variações que podem ter durante a impressão e o acabamento, como por exemplo quando colocamos a sangria, estamos considerando que o refile do material pode ter uma pequena variação e assim apareceria o papel ao invés da impressão, entre outras variações. Outra coisa que temos que pensar é nas cores, por isso temos o overprint. Saiba mais sobre essa técnica nesse post!

Para que serve o overprint?

O Overprint é usado em trabalhos impressos onde duas cores sólidas se encontram, geralmente em impressões com uso de pantones, como em papelarias institucionais, em placas de sinalização e outros. Quando você coloca Overprint, você faz com que a cor seja impressa em cima da outra para que caso haja alguma variação de registro durante a impressão, não apareça o papel no meio do impresso, mas somente as cores.

CMYK

Quando se produz peças para offset, sabemos que a impressão é feita em CMYK, ou seja, é feita uma sobreposição das 4 cores (Ciano, Magenta, amarelo e preto), sendo que essa sobreposição irá ser a “responsável” pelo aspeto final do trabalho.

O overprint funciona nos casos onde um texto em preto vai ser impresso em um fundo colorido.

Usando o overprint nos aplicativos

A maioria dos aplicativos gráficos oferece nativamente a opção de impressão sobreposta de preto, mesmo o RIP pode fazer isto quando o arquivo será gravado nas chapas de impressão usando os PDF criado pelo software gráfico. É muito importante, claro, assinalar o recurso no aplicativo que você usa, seja Illustrator ou CorelDRAW, a impressão sobreposta de preto pode ser encontrada nas opções de fechamento do PDF, e também em comandos e ferramentas presentes dentro do espaço de trabalho do próprio aplicativo.

Atente-se:

A impressão sobreposta é aplicada a objetos, sejam vetoriais, textos ou imagens. Quando a impressão sobreposta é ativada em um objeto, a sobreposição da impressão acontecerá nos objetos que estiverem abaixo. Objetos acima não são afetados.

Ainda está com dúvidas sobre o overprint? Não se preocupe! Contate-nos via site ou telefone para tirar suas dúvidas!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

3 × 5 =

You may also like