Você sabe o que é prova de impressão?

By

A prova de impressão é um protótipo de um trabalho a ser impresso a partir de um arquivo digital e serve de amostra para o cliente e de guia para o impressor. A qualidade de um projeto gráfico está ligada a uma série de detalhes, que envolve desde a matéria prima utilizada até o processo e tecnologia adotada na impressão.

Simulação fiel de uma prova impressa

Por mais que nos dediquemos a um projeto, especialmente em se tratando de projetos maiores, é comum que deixemos passar alguns detalhes que podem ser melhorados, ou ainda que não estão de acordo com a expectativa do cliente. É exatamente neste sentido que devemos lançar mão da prova de impressão.

 

Os testes de baixa tiragem usualmente não são feitos nos equipamentos finais de impressão industrial. Esse tipo de equipamento usualmente necessita de longos ajustes para a sua preparação, com grande desperdício de papel e tinta, o que torna a realização de testes de baixa tiragem processos caros e demorados.

 

As provas de impressão se dividem em:

Provas de layout

Usadas para validar a diagramação e verificar erros tipográficos e de redação. Normalmente são impressas em impressoras inkjet, que podem ser inclusive equipamentos monocromáticos.

 

Provas de imposição

Verificam o posicionamento de páginas do documento na folha de impressão. São úteis quando várias páginas são impressas em uma única folha. Tal qual as provas de layout, também são impressas sem a preocupação de fidelidade de cores.

 

Provas de cor

Visam validar, prever ou antecipar as cores da impressão final, simulando o mais fielmente possível as cores a serem geradas pelo equipamento final de impressão.

 

Boneco

O boneco ou mock-up são modelos montados artesanalmente para representar o trabalho finalizado, normalmente com o posicionamento correto das páginas e os acabamentos básicos que serão usados na peça final, como cortes, laminações, encadernações e colagens.

Em que situações a prova é dispensável?

Quando o cliente vem acompanhar a impressão em máquina, a prova de cor pode ser dispensada. No entanto, a prova de imposição e boneco é sempre feita. Em trabalhos de folhetaria e tabloides, normalmente não necessitam provas contratuais, são usadas curvas de cores pré-estabelecidas para os equipamentos, que não deixam a desejar.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

dezenove − 2 =

You may also like