Você sabe o que é rafe?

By

O Rafe, também chamado de Rough, é a terminologia inglesa usada para denominar os rascunhos ou desenhos preliminares que os profissionais de Marketing elaboram antes de desenvolver efetivamente um determinado serviço para um cliente. Saiba mais em nosso post!

 

Por que ele é tão importante?

Para explicar a importância dessa etapa do processo de criação, vamos fazer uma analogia bem simples: no que seria mais fácil fazer modificações, em um edifício na planta ou em um já construído? Com um trabalho de design é a mesma coisa. Ao colocar as ideias no papel é possível alterá-las mais livremente do que seria depois que o layout já estiver sendo executado.

 

Quando usar o rafe?

Sempre. Independentemente do trabalho em que você esteja fazendo, fazer o esboço do projeto é imprescindível. Isso significa fazer um rafe de um logo, um cartaz, um cartão de visitas, um banner… de tudo mesmo! E, embora você pense que isso pode ser um desperdício de tempo, saiba que, muitas vezes, você faz isso sem nem perceber.

 

Muito mais que um esboço

Outro motivo importante para se usar um rafe é que em uma agência de propaganda por exemplo, em algumas vezes que tem as ideias não é necessariamente a mesma pessoa que vai colocá-la em prática. E ter um desenho que exprima essa ideia básica facilita muito para quem vai desenvolvê-la e transformá-la em arte final para ser impressa ou veiculada. Lembre-se o processo de criação não começa no computador e sim em uma mesa com um pedaço de papel em branco e um lápis.

E se eu não souber desenhar?

Não saber desenhar é uma preocupação bastante comum entre designers. Mas não pense que isso é um problema. O rough não se trata de um desenho elaborado e detalhado da sua criação e, portanto, não envolve técnicas detalhadas de ilustração. É claro, quanto mais minucioso, melhor. Mas há um limite para isso, afinal, tempo e esforço devem ser empenhados na execução final.

 

Viu como, apesar de um nome tão diferente, não é difícil entender o que é rafe e como utilizá-lo?

Leave a Comment

Your email address will not be published.

dezoito + quatro =

You may also like