Você sabe o que é refile?

By

O acabamento gráfico é o processo em que o material, já impresso, é finalizado. Há diversos recursos que possibilitam transformar impressos simples em materiais atrativos e relevantes para o público alvo, como a laminação fosca e as dobras.

Dentre os termos gráficos mais comuns de se ouvir, sem dúvida alguma, o refile está entre os principais, afinal de contas, ele é um dos acabamentos mais importantes para qualquer tipo de impressão. Mas você sabe o porquê disso?

O refile tem como objetivo deixar as folhas do material em tamanhos iguais. Para isso, é feito um corte linear, que iguala as dimensões e evita que saiam em tamanhos distintos na hora da impressão. Tudo para deixar o impresso o mais simétrico e perfeito possível para o cliente.

O refile também serve para tirar as marcas de corte que são feitas para delimitar dimensões antes da impressão. É aqui também que as linhas de margem são cortadas, para que nada mais, a não ser a arte, apareça no impresso final. Antes de terminar todo o processo, ainda se usa a técnica para dar os formatos finais desejados.

Por que o refile é tão importante?

Apesar de simples, o refile é extremamente necessário e influencia diretamente na qualidade final do material. Um refile mal feito pode acarretar em bordas brancas, perda de informações importantes e uma sensação de “aspereza”, principalmente em papéis de gramatura maior como os utilizados nos cartões de visita e cartão postal.

Quais materiais gráficos usam mais o refile?

Os tipos de material em que o refile é mais encontrado costumam ser os panfletos, cartões de visita, flyers, folders e cartazes – que precisam de um formato bem retangular, em geral. E quanto maior a gramatura do impresso, mais necessário é o cuidado com o refile para evitar a aspereza na superfície.

O refile sai caro?

A melhor parte é que o refile não gera custo a mais para o cliente contratante. Por ser um acabamento bastante comum e praticamente obrigatório, já está incluído nos orçamentos previstos por todas as gráfica. Apesar disso, não é motivo para que não seja feito do melhor: nunca deixe de cobrar uma finalização de qualidade na hora de negociar e avaliar o resultado.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

8 − 6 =

You may also like