Você sabe qual o maior aliado da educação à distância?

By

Sabemos que ler é enriquecedor para qualquer pessoa, independentemente se ela estuda ou não, é indiscutível. Afinal, é por meio da leitura que é possível aprender, crescer e conhecer outras realidades, muitas vezes totalmente diferentes daquela em que se vive.

Quando se opta pela EAD (educação a distância) a importância dos livros é ainda maior. Afinal eles ajudarão muito na rotina de estudos daqueles que resolvem estudar sozinhos.

Afinal, o que é EAD?

EAD se configura como uma modalidade de construção do conhecimento em que os professores e alunos estão separados fisicamente, portanto, se faz necessária a utilização da tecnologia para a transmissão e recebimento de informações.

Ou seja, não há a necessidade de um horário, data, ou lugar pré-estabelecidos para que a troca de conhecimento possa acontecer.

Quais os benefícios da leitura no EAD?

Além de prazeroso, ler nos ajuda a entender conceitos e palavras, criando repertório ortográfico, e também desenvolvendo nossa interpretação textual, um dos maiores déficits presentes na educação, de acordo com especialistas.

Com a leitura conseguimos ainda estimular nosso raciocínio através da memorização de fatos, histórias e personagens e com o desenrolar dos enredos.

Estes são alguns dos ganhos que a leitura nos traz, e na Educação a Distância torna-se elemento fundamental para um bom aprendizado.

Se é tudo online, eu preciso ler material impresso?

Sabemos que no EAD, não existe um retorno imediato igual o ensino convencional, porque as interações acontecem por meio da mediação das tecnologias. Em EAD, o material didático impresso prevê, além de todo conteúdo científico necessário, grande parte das estratégias didático-pedagógicas antecipadamente.

O material didático impresso é um recurso de comunicação pedagógica. Para que a comunicação aconteça, é necessário que o código utilizado seja comum tanto para o locutor quanto para o interlocutor, coincidindo e propiciando ampliar a interpretação de um com o significado dado pelo outro.

O que não deve faltar no material impresso?

A estruturação e diagramação do material didático impresso deverá promover uma leitura atrativa e fácil, estabelecendo-se para tal, entre o material didático e o leitor uma comunicação de mão-dupla envolvendo linguagem iconográfica, fonte e diagramação agradáveis. E o formato do material deverá considerar a portabilidade, agilidade no manuseio e na leitura.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

5 × cinco =

You may also like