Como usar o cartão de visitas corretamente?

By

O cartão de visita é, sem dúvida alguma, um elemento importantíssimo, que rege o código dos relacionamentos pessoais, sociais e profissionais. No Brasil, ele ainda é bastante negligenciado por muitas pessoas, mas o seu uso correto destaca o profissional, principalmente no intercâmbio com outros países.

 

É preciso saber seus significados e sua utilização correta no dia-a-dia. Afinal, materialmente o cartão é o que se entrega e o que se recebe num primeiro contato. Influencia e reforça as opiniões, além de deixar disponíveis informações para abordagens posteriores. Confira algumas dicas para não errar no uso do seu cartão de visita!

 

Como entregar e onde guardar?

Entregue o cartão com calma, com a parte da frente virada para quem está recebendo, para facilitar a leitura. Você pode entregar o cartão no início de uma conversa ou no final de uma reunião, por exemplo. Uma dica é sempre carregar ele em um porta cartões, para não amassar ou sujar e ser fácil de encontrá-lo.

Para quem entregar?

Fazer uma distribuição aleatória, não resulta em nada. Ou melhor, tem um efeito negativo porque, além dos custos, estará transparecendo uma ideia de desespero profissional. Quando entregar os seus cartões de visita deve ter vários aspectos definidos: saber a quem vai entregá-lo, qual o propósito da entrega e para quando são esperados resultados.

 

Mantenha seus cartões de negócios atualizados

Entregar um cartão de visita enrugado, manchado ou desatualizado (ou pior, um cartão de visita com o antigo telefone riscado) dará uma impressão negativa a quem recebe o cartão: sua empresa está desorganizada e desatualizada.

 

Deixe no cartão apenas as informações necessárias

Não é necessário colocar todos os dados da empresa no cartão, como fotos ou os serviços oferecidos, mas apenas o logotipo e as formas de contato já são o suficiente. Caso o seu contato se interesse, ele entrará no site da empresa e ficará informado de tudo o que ela oferece. Lembrando que o objetivo do cartão de visitas não é divulgar a empresa, mas, sim, estabelecer uma forma de contato.

Também saiba pedir cartões

E se a sua nova conexão não pediu o seu cartão? Peça o deles! Dessa maneira você tem controle de quando os contactar se achar que há um relacionamento em potencial que pode acontecer, ao invés de esperar e esperar que eles te liguem.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

5 × três =

You may also like