Como faço para fidelizar clientes?

By

Não há como fidelizar clientes sem estar sempre ao seu lado, conhecê-los cada vez melhor e oferecer o que querem, na hora que querem. O que o cliente quer é sentir-se reconhecido e conhecido por você. Quando ele percebe que suas necessidades e desejos são compreendidos por sua empresa, que você sabe exatamente o que ele precisa e quando precisa, com certeza ele vai ter suas expectativas superadas, mas como fazer isso, afinal?

Inove na comunicação

Busque inovar nas comunicações que sua empresa faz. Crie algo que mantenha o cliente conectado com sua marca ou negócio. Informativos, newsletter, revista corporativa e promocional, algo que leve ao cliente informação, conteúdo e não custe nada a mais que a sua fidelidade.

Entenda por que o cliente não volta

As razões para o seu cliente não voltar são inúmeras: a concorrência pode oferecer um preço menor, condições melhores, ou ele pode ter simplesmente esquecido da sua empresa. Outro problema que pode afastar seus clientes é o orçamento apertado.

Surpreenda seu cliente

A melhor forma de você surpreender seu cliente é entregando mais do que prometeu (ou do que ele comprou)! Essa forma de surpreender gera uma satisfação muito maior do que se você apenas estivesse cumprido o que prometeu!

Foque em qualidade

De fato, 81% das empresas que fornecem bons serviços e boas experiências ao consumidor se saem muito melhor do que seus concorrentes, de acordo com o relatório “Monitoramento da Experiência e da Maturidade do Consumidor” da Peppers & Rogers Group feito em 2009.

Busque diferenciais

Atualmente os produtos, marcas e até os pontos de venda estão muito parecidos, as vantagens competitivas estão sendo criadas através dos serviços agregados e pela experiência na hora da compra. Você deve buscar destaque no mercado oferecendo condições diferenciadas. É importante atribuir valor aos seus produtos e serviços, mostrar que você oferece mais que a concorrência.

Avalie a satisfação do cliente

Não adianta fazer todos os processos e não passar por um momento de análise de resultados e métricas. Isso é de extrema necessidade para saber se as estratégias funcionam ou não. Por isso, sempre avalie se o que a sua equipe faz é satisfatório para os clientes da empresa. Assim, vai conseguir calcular quais estratégias se mantêm e quais precisam ser extintas e trocadas por outras.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

8 − 3 =

You may also like