Como fazer o briefing perfeito?

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Passar informações com competência é essencial para um relacionamento empresarial de qualidade. Por isso mesmo, é muito importante compreender como fazer um briefing perfeito. No entanto, isso pode acabar sendo mais complexo do que parece. Confira dicas importantes para fazer o briefing ideal!

Faça perguntas

Uma boa maneira de começar um briefing é fazendo perguntas que vão direcionar o seu projeto de forma mais completa e assertiva. Dessa maneira, destacamos as seguintes interrogações que você pode fazer:

 

  • Por quê? Qual o sentido para desenvolver o seu projeto? Quais necessidades ele atende?
  • Como? Qual solução ou caminho você vai percorrer para atingir o seu objetivo?
  • Onde? Em que lugar o seu projeto estará presente? Quem ele vai beneficiar?
  • Quando? Em quanto tempo você pretende colocar a sua ideia em prática? Qual é o melhor momento?

 

Defina os objetivos do briefing

Defina os objetivos dessa exposição. Pouco adianta investir na questão estética ou apostar em números precisos se os seus parceiros não compreenderem adequadamente quais são as verdadeiras causas de todos estarem ali.

 

Selecione e especifique o público-alvo

Durante a montagem do briefing, você também deverá selecionar quem o seu projeto vai beneficiar. Portanto, não deixe de fazer pesquisas para descobrir o público-alvo mais adequado para o seu negócio.

Busque referências

Se inspirar em ideias inovadoras que são lançadas todos os dias é uma boa coisa. Observando esses produtos, você pode pensar em novas formas de passar sua mensagem e entender quais os caminhos que prefere seguir no seu projeto.

 

Ter referências pode ajudar ainda mais porque você vai inserir um conteúdo visual que ajudará a esclarecer os seus objetivos com o seu produto.

 

Mostre os seus diferenciais competitivos

Por fim, para um briefing perfeito e uma melhor compreensão das expectativas da sua empresa, você não pode deixar de expor aqueles fatores que realmente atraem e fidelizam os clientes ao seu empreendimento: os seus diferenciais competitivos. Qualquer negócio tem produtos ou serviços, mas alguns são realmente especiais.

 

Esses itens, que entregam um benefício percebido, podem gerar uma proposta única de vendas. Também é importante identificar oportunidades, analisar brechas no mercado e analisar quais serão os principais problemas a serem enfrentados durante a execução do projeto.

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