Como tornar identidade visual mais funcional?

By

Ao iniciar um negócio, muitos pensam no produto que irão vender, nos equipamentos necessários para a produção, no local onde se estabelecerão e no nome que terá a empresa. No entanto, a maioria dos empreendedores acaba se esquecendo de um detalhe importante: a identidade visual. Afinal, como deixar minha identidade visual mais funcional?

 

Incorpore valores ao design

Lembre-se que as ideias simples são as que atingem com mais facilidade seu objetivo. Procure uma cartela de cores que tenha a ver com o seu ramo de atividade e use-as também nos materiais impressos, reforçando a identidade de sua empresa em brindes promocionais, como nos blocos de notas.

 

Padrão cromático

As cores que a marca adotará em banners, embalagens, documentos, cartões e até na decoração do ambiente formam o padrão cromático. Cada cor passa um tipo diferente de sensação, e a combinação entre elas possui grande poder de persuasão. Por exemplo: as cores amarelo e vermelho, quando juntas, provocam sensação de fome e euforia. Por isso, quando usadas na identidade visual de um restaurante, atraem facilmente os clientes.

 

Conheça sua empresa e seu público

Saiba qual é o público, quem são os concorrentes, como está o mercado, a visão, o valor e a missão da empresa. Além disso, é importante ter em mente detalhes técnicos, cores de preferência, orçamentos e prazos.

Não esqueça de seu diferencial

Toda empresa tem aquele benefício especial que seus clientes valorizam e os fazem escolher sua marca e não uma concorrente, na hora de comprar. Assim, para determinado público, a Kopenhagen faz o chocolate mais gostoso; as Havaianas são o chinelo de dedo mais legal que existe; ou o iPhone é simplesmente o smartphone insuperável. Defina o que sua marca faz melhor que os concorrentes e explore os elementos de sua identidade visual para ressaltar isso.

 

Evite exageros

Muita informação pode confundir a cabeça do observador, que pode ficar sem entender o conceito de sua marca e suas intenções. Menos elementos, muitas vezes, podem comunicar melhor do que uma mistura excessiva de letras, desenhos, cores. Pense novamente na Apple: a maçã mordida não é suficiente para reconhecer seus produtos?

Leave a Comment

Your email address will not be published.

3 × 5 =

You may also like