O poder do Instagram para vendas

By

Quantas vezes por dia você acessa o Instagram? Criado em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, apenas dois anos depois do lançamento foi comprada pelo manda-chuva das redes sociais Mark Zuckerberg por 1 bilhão de dólares. Em 2018, economistas já avaliavam que o Instagram valia US$ 100 bilhões. Mas o que tornou essa rede social, com uma funcionalidade já pré-existente em outros aplicativos, tão valiosa? 

A adesão e a influência do Instagram

Desde o seu lançamento, o Instagram já acumulou cerca de 1 bilhão de usuários, e a expectativa é que esse número dobre nos próximos 5 anos. O poder dessa rede social está na proximidade que pode ser criada com fotos publicadas no feed e nas histórias contadas de maneira instantânea na função stories. 

O engajamento com o público

Essa relação criada na publicação de fotos e vídeos curtos permitem uma experiência instigante ao usuário, fazendo com que haja uma atualização constante, criando a necessidade de se manter informado. Dados divulgados pelo aplicativo apontam que 71% dos usuários tem menos de 35 anos, o que reforça a ideia de que o aplicativo é dominado pelo público jovem. Estima-se que os usuários passam, em média, 53 minutos por dia no Instagram. 

Já deu para perceber o porque esse álbum de fotos e histórias virtuais é tão importante? Com o envolvimento do público, o Instagram se torna a plataforma perfeita para anúncios, conversão e engajamento de marcas e produtos.

Como aprimorar o engajamento?

Diferente das contas pessoais, onde os seguidores aparecem de forma natural pelo interesse na personalidade que está postando fotos , vídeos e compartilhando parte de sua identidade, as marcas precisam apresentar propósito, valor e se relacionar com a comunidade, de maneira que os usuários se sintam atraídos pelo o que o conteúdo irá oferecer. Abaixo você pode conferir algumas dicas para melhorar o engajamento com seus seguidores.

#1 – Onde você quer chegar? A estratégia é o primeiro passo

Saber onde quer chegar permite ter uma visão mais concreta e palpável do objetivo a ser atingido. Digamos que você queria que a sua conta atinja a marca de 10 mil seguidores. O que você deverá fazer para atingir tal objetivo? Aumentar o investimento em mídia paga? Usar mais hashtags? Aumentar o número de postagens por mês? Qual é o prazo para atingir esse objetivo?

Todas essas perguntas são válidas para que você monte sua estratégia e entenda quais objetivos serão mais fáceis de atingir e qual será o caminho a ser trilhado.

#2 – Fotos de qualidade 

Ao selecionar fotos para publicar em seu feed, a qualidade deve ser indispensável. Se o seu orçamento permitir, contrate um fotógrafo profissional para fotografar os seus produtos. Caso isso não seja possível, não se desespere. 

Experimente fotografar o seu produto você mesmo, peça ajuda se tiver alguém ao seu redor que saiba um pouco mais de fotografia para te ajudar a escolher um bom ângulo, uma boa iluminação e um bom cenário de fundo. E não se sinta envergonhado em dar uma boa olhada nas redes sociais de seus concorrentes, assim você poderá analisar o que deu certo e o que deu errado, essa prática é conhecida como benchmarking e é extremamente comum entre as equipes de marketing.

#3 – A interação é a chave do sucesso

Lembra que o público presente no Instagram é em maioria jovens que buscam por histórias e relacionamentos? Interagir com esse público é a chave para que você garanta engajamento e ganhe o favoritismo dos clientes a favor da sua marca.

Não se esqueça de responder os comentários em suas postagens e ficar atento aos seus canais de comunicação, a DM (direct message) deve ser checada e respondida diariamente. 

Gostou das dicas para ter um Instagram mais engajado e movimentado? Continue acompanhando o nosso blog e redes sociais para mais dicas e informações sobre como conquistar seu público-alvo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

19 − 10 =

You may also like