O que você precisa conferir antes de imprimir seu projeto gráfico?

By

Você já passou pela experiência de desenvolver todo o seu projeto gráfico em uma tela digital, aprovar a qualidade visual, mas quando imprimir perceber que houve uma perda significativa da resolução da imagem? Isso pode acontecer por diversos motivos, e hoje vamos falar um pouco sobre como você pode se manter atento para evitar esse tipo de problema.

Impressoras de qualidade

A impressora é parte fundamental para uma impressão de qualidade, afinal, quando se aposta em uma corrida, você sempre escolhe o carro mais veloz, certo? O mesmo vale para o seu projeto gráfico. Certifique-se que a gráfica que você contratar utiliza equipamentos adequados e de qualidade.

Atenção aos detalhes da impressora

Tão importante quanto uma impressora de alto padrão é uma cabeça de impressão de qualidade. Essa peça é a responsável pelo direcionamento de tinta em impressoras de jato de tinta, impactando diretamente na perfeição dos arquivos impressos, garantindo a nitidez do texto, as cores vibrantes e uma precisão fora do comum, sem borrões, em todas as impressões.

Prova de layout e de imposição

Você já passou pela situação de enviar o seu projeto gráfico para impressão em grande escala e perceber que houve um erro de formatação que invalidou todo o seu material?

Catálogos, revistas, livros e outros projetos que incluem a combinação de texto com imagens e outros elementos visuais precisam de uma atenção especial para que a impressão final não contenha defeitos na formatação. Por isso, são feitos testes em impressoras monocromáticas a jato de tinta com papel comum antes da reprodução em grande escala.

A prova de layout é utilizada para o exame da diagramação e para a correção de possíveis erros ortográficos na redação do projeto. Já a de imposição, usada quando o arquivo possui múltiplas páginas, serve para verificar a sequência e o posicionamento das folhas impressas.

Prova de cor

Nem sempre as cores visualizadas no monitor durante o desenvolvimento dos arquivos são fiéis ao resultado das peças prontas. Essa diferença pode ser resultado de vários fatores, como o modo de cor que está sendo usado (CMYK ou RGB) ou, mesmo, a calibração ou tipo do monitor.

Por isso, é necessário que haja a prova de cor, que tem o objetivo de validar o arquivo produzido e servir como referência para a impressão final. 

Qual gráfica escolher?

A Gráfica Forma Certa possui um dos maiores parques gráficos da América Latina, além de contar com equipamentos de qualidade. Adquirimos a impressora HP Indigo 10000, que é o início da nova era de impressão digital, inclusive temos um artigo exclusivo dedicada a essa máquina, confira. A 10000 junta a versatilidade digital com a escala offset. A Forma Certa tem infinitas soluções de personalização com dados variáveis, sendo líder na criação de projetos de marketing direto.

Entre em contato conosco e transforme o seu projeto gráfico, clique aqui.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

7 − 1 =

You may also like