Qual a importância da cor na composição do seu projeto?

By

A cor possui um papel importantíssimo para harmonizar um projeto gráfico, seja ele cartão de visita, layout, banners, revistas e etc. As cores causam estímulos psicológicos para a sensibilidade humana, para gostar ou não de algo, para negar ou afirmar; por esse motivo a escolha da cor não pode ser por acaso ou gosto pessoal, deve ter um estudo do público alvo.  

Existem dois tipos de cores: quentes x frias  

Ao falar de cor nos deparamos com uma grande variedade de tons, se são primárias, secundárias, terciárias etc. Porém vamos falar um pouco das secundárias, pois com a grande variedade que temos precisamos nos focar no tom de cada cor, para saber o que ela emitirá ao público.  

As cores quentes são compostas por vermelho, amarelo e laranja; cores quentes emanam uma parcela de calor estimulando a parte do nosso cérebro a ficar energizado, agitado, alegre, descontraído e otimista.  

As cores frias são compostas por azul, verde e roxo; cores frias emanam a calma ao nosso cérebro, trazendo tranquilidade, a saúde e esperança.  

 Quais cores devo escolher?  

Agora que já sabe que devemos observar o tom das cores para saber se são quentes ou frios, para aplicá-los nos seus projetos, você deve saber a mensagem que quer passar ao público. Se deseja apenas ficar harmonioso é indicado usar cores complementares, quente e fria, de lados opostos do círculo cromático. Mesmo sendo opostas usá-las trará uma grande harmonia ao projeto, lembrando que usar o círculo cromático pode ajudar você a escolher as cores com mais propriedade na combinação das cores. 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

6 − 1 =

You may also like