Vai fazer rótulos de alimentos? Atente-se!

By

O rótulo serve para diversas finalidades, como atrair a atenção dos clientes, gerar valor à mercadoria e também informar. Com toda essa importância, alguns setores do mercado precisam conhecer e aplicar as leis vigentes, impostas para proteger os consumidores e fazer valer os seus direitos pela Anvisa. Saiba mais!

 

O que não pode fazer?

 

Indicação de origem que apenas remeta a um país estrangeiro

Muitos produtos têm em seus nomes uma alusão ao país onde eles foram criados ou popularizados, como é o caso do pão francês ou do amendoim japonês. Mesmo que este seja o caso do seu produto, é proibido esse tipo de indicação direta no rótulo, pois ele pode confundir o consumidor quanto à procedência da mercadoria.

 

Indicação de qualidades medicinais e/ou terapêuticas

Por mais que seu produto comprovadamente ofereça benefícios à saúde, é proibido fazer este tipo de declaração no rótulo de um alimento. Informações desta natureza podem incentivar o consumidor a trocar o aconselhamento médico pelo consumo da sua mercadoria.

 

Destaque a um ingrediente que não seja exclusivo da sua marca

Todo leite tem cálcio e nenhuma manteiga contém glúten. Indicar a ausência ou presença de um ingrediente comum a todas as mercadorias similares é proibido.

 

O que deve ter no rótulo?

 

Origem do produto

O local onde o produto foi fabricado também deve constar no rótulo. Informações como o nome de sua empresa e endereço de fabricação são necessárias. É importante colocar também alguns dados de contato para o atendimento ao consumidor.

 

Prazo de validade

Para produtos com prazo inferior a três meses, é necessário o dia, o mês e o ano. Para os demais, apenas o mês e o ano.

 

Informação nutricional obrigatória

Em alimentos, inserir a tabela nutricional é obrigatório na maioria dos casos e extremamente recomendado mesmo para os que não tenham essa obrigatoriedade. Dessa forma, os clientes podem encontrar exatamente os componentes que vão ingerir.

 

Lote
É um número que faz parte do controle na produção. Caso haja algum problema, o produto pode ser recolhido ou analisado pelo lote ao qual pertence. Esse número dá segurança e credibilidade ao cliente.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

catorze + três =

You may also like