A identidade cultural é o primeiro passo. Ela direciona os posicionamentos, operações e estratégias da empresa ao influenciar a tomada de decisões. Dela é derivada a identidade visual: confere mais profundidade e dá às pessoas algo para se lembrar.
Neste artigo, vamos explorar a importância da identidade visual e os motivos que a fazem ser tão relevante para o sucesso de uma marca. Confira!
Profissionalismo
Se você não se dá nem ao trabalho de ter um bom material institucional, o que garante que sua empresa entregará um serviço profissional e de qualidade? Lógico que só um material bonito não garante a venda, mas faz muita diferença na hora de mostrar que você valoriza a qualidade em tudo que faz.
Viralizar
Você precisa ser lembrado. Se o seu produto é referência para seus clientes, isso significa que o resultado é positivo. Um exemplo disso é o da Bombril. O nome tornou-se referência no universo das esponjas de aço. Sua mãe ou avó, provavelmente já te pediram para ir comprar um “Bombril”, (se referindo que precisam de uma esponja, algo para lavar a louça suja).
Boa impressão
Isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas não dão a devida atenção à identidade visual do seu negócio e começam em desvantagem, pois como já foi mencionado, ao primeiro contato o seu cliente já começa a formar uma opinião sobre sua empresa.
Renovar
Mas não é hora de pisar no freio e parar com tudo só porque sua loja está entupida de pessoas ou se o seu e-commerce está lento de tanta gente online querendo comprar. A identidade visual está sempre se renovando! Sim, as marcas vão mudando e se adaptando conforme surgem novas necessidades.
Valores agregados
O importante é que a marca seja totalmente associada pelos seus públicos àqueles elementos que a compõem. Isso é a base da relação entre identidade visual e branding, e vale cada minuto ou centavo de esforço para ser elaborada da melhor forma possível. Diferenciar-se em meio a um mercado com tantas opções e tantos concorrentes é o que garantirá vantagem competitiva.