Os escritores iniciantes vão encontrar muitas dificuldades que precisam ser superadas, além de muita paciência até perceber que as coisas estão de fato dando certo. Porém, com o planejamento e a orientação adequados, a escrita ficará mais segura, fluida e interessante.
Sabemos que começar não é fácil, e se você começou, já é um grande passo! Muitos escritores novos no ramo se sentem inseguros e com medo. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar você que está começando no ramo literário:
Confie em si mesmo
A principal regra da escrita é que, se escrever com segurança e confiança suficientes, você pode fazer o que quiser. (Essa pode ser uma regra para a vida, assim como para a escrita.) Então, escreva a sua história como ela precisa ser escrita. Escreva-a com honestidade e conte-a da melhor forma que você puder.
Descreva
A descrição começa na imaginação do escritor, mas deve acabar na mente do leitor. A parte importante é escrever o suficiente, mas também limitar o quanto você escreve. Visualize a experiência que quer que o leitor tenha e então transcreva o que vê em sua mente para palavras. Você precisa descrever de uma forma que vá trazer ao leitor uma sensação de reconhecimento.
Escreva sobre o que você quiser
O texto é seu, a história é sua. Mas na origem dessa pergunta, percebe-se uma falta de segurança sobre o que escrever e uma busca ansiosa por aprovação, antes mesmo de iniciar o processo de escrita.
Roteirize-se
Divida sua história em capítulos. Jogue anotações a torto e a direito. Não se preocupe se, mais tarde, você precisar alterar, cortar ou adicionar capítulos. Uma vez que você tem a cronologia da história definida, fica mais fácil fazer alterações e testar novas ideias.
Comece aos poucos
Um dos principais erros dos escritores iniciantes é dar passos maiores que as pernas. Não queira escrever uma trilogia logo de cara: dê um passo de cada vez e comece por histórias curtas. Nesse sentido, os contos são uma ótima opção para quem está começando.
Lembre-se: errar não é pecado!
Os erros são importantes para a construção de uma carreira sólida na escrita. Eles apontarão em quais fatores você precisa melhorar e farão com que você evolua e mude de opinião.